Espiral #67: O meu segundo cérebro
Bloco de notas e a conversa com o ChatGPT para criar a edição sobre Felicidade
*Trilha sonora para relaxar nesse pré-carnaval, em especial para quem não está no Brasil e anda com FOMO ao acompanhar as redes sociais dos amigos: O novo álbum do Laraaji, “Segue to Infinity”, que é uma lindeza só e ótimo também para acompanhar sessões de meditação.
Olá!
Esta newsletter é uma edição extra e complementar ao meu pequeno tratado sobre a felicidade publicado na edição anterior. Compartilho aqui o meu “segundo cérebro”, ou seja, o meu “commonplace book”, ou seja, meu bloco de notas que usei para escrever a edição.
Nas edições que eu utilizar o ChatGPT (ou outro possível chatbot) de maneira relevante, eu o compartilharei também:
📝 Notas gerais, incluindo trechos do curso “Managing Happiness”, com traduções livres;
📈 Relatórios analisados para a newsletter;
💬 O meu bate-papo com o ChatGPT com anotações em vermelhos dos erros que eu detectei nas respostas dadas.
💌 Letter to you
A última edição sobre felicidade renderam ótimas conversas, dicas, comentários e esta linda carta da
, que me emocionou por aqui e fez cair uma ficha muito importante:“Ler a sua busca e pesquisa sobre o que seria a felicidade, acho que me remeteu a quem é você. Sempre tive a impressão que você não trabalhava pelo trabalho, de que você não estava numa agência pela agência, pelas pessoas ou pelo projeto.
A minha impressão é que você sempre esteve em busca dessa felicidade. De ser feliz num ambiente de trabalho, de ser feliz com as pessoas ao seu redor e seus projetos. E quando essa felicidade não era mais encontrada, você naturalmente mudava.
Esse seu poder de mobilidade é uma inspiração, pois você não deixa de ser você para estar presente. Você só está presente se for sendo você mesma.”
🤯 Second Brain
A primeira vez que ouvi falar sobre o conceito de “Commonplace book” foi na newsletter
. Eu já o fazia intuitivamente num bloco de notas, mas comecei a organizar melhor e voltei a adotar um bloco de notas de papel para estar sempre à mão. Abaixo o texto da sobre o segundo cérebro:Optei por usar o Notion pois, além de gratuito, ele é bem intuitivo e consigo tê-lo no computador, celular e iPad, podendo atualizá-lo de onde eu estiver com o que eu tiver em mãos.
🛟 Floating
E já que estamos por aqui, aproveito para deixar alguns links que valem a pena o clique:
📧 Uma newsletter só sobre emojis;
🧠 Um ótimo guia para criar o seu segundo cérebro;
😍 Uma bela animação: “9 Habits to Stay Happy”;
🤖 Um site com 1.694 plataformas de inteligência artificial para atender 451 funções diferentes ou esta que é ainda mais completa e mais visual.
Como este é um novo momento da Espiral, eu vou adorar comentários, sugestões, críticas ou um alô. Vai ser um prazer ter esse retorno.
Querida Lalai, to curtindo muito a evolução da news, é sempre gostoso receber e já separar esse "tempo de qualidade" pra dar uma olhadela. Não conhecia esse conceito de segundo cerebro, estou a uns 3 anos organizando minha mente, primeiro na forma de bookmarks (estava um caos completo, me facilitou muitos meses de terapia e autoconhecimento ter organizado tudo em seu devido lugar) depois comecei a colocar tudo no bloco de notas do note, mas... pasme... o meu bloco de notas do iphone não sinca, então vez por outra eu tenho que ficar batendo as infos rs. Inaugurei meu Miro com alguns mapas mentais de projetos tbm... When does it end?? NEVER hahahah De qualquer forma, compartilho contigo algo que chegou hj na minha caixa e já lembrei de ti https://www.youtube.com/watch?v=4gZ2PN1c11Y uma live com uma galera falando do tal segundo cerebro. Será que meu macbook jegue de 2013 está atrasando minhas sinapses? Beijos com mais sotaque do que de costume, pois estou em meu país Maranhão de semi férias
eu amei a edição sobre felicidade, e adorei o conceito de dividir as notas no segundo cérebro. tava sentindo falta de um conteúdo mais aprofundado - sobre o que quer que seja - nas news que eu assino!