Espiral #90: A zona de conforto
Você prefere ficar na zona de conforto ou gosta de se arriscar?
Olá, eu sou a Lalai e essa é a Espiral, newsletter semanal dedicada a assuntos aleatórios, desde o meu dia a dia em Berlim à música, arte, cultura, inovação e literatura, além de trazer sempre dicas de assuntos que andam revirando meus sentidos. Essa é uma edição disponibilizada na íntegra para assinantes pagos.
Considere apoiar mensalmente a Espiral ou me pague um café para eu tomar enquanto penso nas próximas pautas. Não tem condições financeiras no momento, mas quer me acompanhar? Então me escreva.
Trilha sonora para essa newsletter: “Someone Close”, Floating Points.
Nesta última semana pensei bastante sobre a zona de conforto, tema que de vez em quando me ronda mais do que vespa no verão em Berlim, em dois contextos distintos: Quando nós optamos por sair dela e quando é um terceiro que nos tira dela.
“A zona de conforto é um lugar prazeroso, pena que nada acontece lá. Já a zona onde está seus sonhos é super cansativo. Na zona de conforto você não sente medo e raiva, mas fica estagnado para sempre.” - Verônica Hipólito1
Quando eu saio da minha zona de conforto
Eu sabia que estava saindo da minha zona de conforto quando decidi me mudar do Brasil para um país onde a língua oficial é o alemão. O idioma tem sido apenas a ponta do iceberg das dificuldades que eu enfrento por aqui, mas é o responsável por quase todas elas.
Soma-se a isso o fato de que eu estava prestes a fazer 50 anos com uma vontade louca de mudar de vida, fazer outra coisa, sair da estrada - o que eu precisei de uma pandemia para assumir - e me reinventar. Sigo tentando.
Há dias em que me questiono se fiz a escolha certa. Em São Paulo a vida era corrida, mas a vida profissional era bem resolvida. Por que então jogar tudo para o algo? E, por que a Alemanha? Eu sempre fui apaixonada por Paris, mas foi em Berlim onde decidi morar, porque o estilo de vida da capital alemã é um dos que mais me atrai no mundo. Uma cidade vibrante, rica culturalmente, a meca da música eletrônica ao mesmo tempo em que é relaxada. Eu queria sossego sem precisar sair da cidade grande.
Continue a ler com uma avaliação gratuita de 7 dias
Inscreva-se em Espiral para continuar lendo este post e obter 7 dias de acesso gratuito ao completo arquivo de Post.